homem-conferindo-a-compensação-de-créditos-da-sua-conta-de-energia

Lei 14.300: Compensação de Créditos na energia solar.

As opiniões expressas aqui no MASTIGANDO O ASSUNTO, são de minha responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião da Lestsol Energia Solar, empresa da qual sou colaborador. A linguagem é simples e informal para facilitar a compreensão do leitor.

O que significa Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE)?

Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) é um sistema regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), permitindo que a energia excedente gerada pela energia solar, seja injetada e armazenada na rede da distribuidora.

A energia gerada e injetada na rede, ( energia que ultrapassou seu autoconsumo), ficará armazenada na rede da concessionaria na forma de excedentes ou de créditos.

A forma de equilibrar a utilização de energia em momentos de escassez, quando a geração não atende o consumo, é a compensação de créditos da energia solar ou a compensação do excedente da energia solar, embora muita gente acredite, não são a mesma coisa! Abaixo eu explico a diferença.

conta-demonstrativo-energia-injetada

O que é Compensação de Créditos da energia Solar?

É o mecanismo que permite receber créditos pela energia excedente produzida e injetada na rede, abatendo o valor da conta de energia elétrica.

– Portanto, é a energia que sobrou do seu autoconsumo e que foi injetada na rede, não sendo compensada no mesmo mês, ou seja, no mesmo período de faturamento para ser mais exato.

– Quando a energia injetada na rede não é compensada dentro do mesmo período de faturamento, ela passa de “excedente”  para “crédito” de energia. Nesse caso os créditos  passam a ficar disponível para os próximos faturamentos.

– O fato é que, excedente ou crédito, você poderá utilizá-los sempre que precisar, ou seja, não muda absolutamente nada na forma de compensação!

O que é compensação do “Excedente” da Energia Solar?

É o mesmo mecanismo que permite receber créditos pela energia excedente produzida e injetada na rede.

– Portanto, é a energia que sobrou do seu autoconsumo e que foi injetada na rede, só que, diferente dos créditos, ela é compensada no mesmo mês, ou seja, no mesmo período de faturamento.

– Dessa forma, o “excedente de energia” ou os “créditos de energia” poderão ser compensados na sua unidade ou em outras unidades consumidoras, desde que estejam registrado no mesmo CPF ou CNPJ da unidade consumidora onde o sistema está instalado.

O que é autoconsumo na Compensação de Créditos?

O autoconsumo é uma modalidade em que o usuário consome a energia gerada no mesmo momento em que está sendo produzida, sem haver injeção de excedentes  de energia  na rede.

– Ou seja, se o consumo é imediato, e essa energia não é injetada na rede, obviamente, não passará pelo medidor do padrão, concorda? vamos em frente…

Como funciona a compensação do excedente ou de créditos na minha fatura?

– É…eu sei, todo mundo fica confuso no início, para facilitar vamos mostrar um caso apenas para exemplificar, de forma bem simplificada, a utilização de créditos, sem levar em consideração valores, impostos, outras taxas, consumo remoto etc.

Mastigando O assunto…

imagem-nao-esquecer
  • Autoconsumo:

E a energia consumida no mesmo instante da produção, logo, não é injetada na rede e nem medida.

  • Para não confundir créditos com excedente de energia:

1- Excedente de energia: Energia não consumida  no momento da geração, injetada na rede e disponível para compensação dentro do mesmo período de faturamento.

2- Créditos: Energia não consumida  no momento da geração, injetada na rede, não compensada dentro do período de faturamento, ficando disponíveis para compensação por até 5 anos.

Agora sim, vamos ao exemplo de como funciona o excedente ou o crédito na sua fatura:

Exemplo 1:

    • Período da fatura = Janeiro 2023:

a) Suponhamos que, nesse período seu Sistema Solar gerou o suficiente para seu autoconsumo  e ainda injetou o excedente (sobra) de 500 kWh na rede da Concessionaria;

b) Suponhamos ainda que, você precisou consumir da rede 400 kWh, para suprir toda a necessidade de energia desse mesmo período (janeiro de 2023).

c) Logo, fazendo uma continha rápida, sobraram 100 kWh do excedente injetado na rede, vamos ver:

500 kWh (injetado)  –  400 kWh (consumidos)= +100 kWh  (Sobra).

d) Perceba que, ao não consumir todo o excedente injetado no mesmo período da fatura (janeiro 2023), a sobra de 100 kWh, automaticamente se transformou em crédito, pois não foi utilizado, ficando assim, disponível por até 5 anos para resgatá-los.

 

Exemplo 2:

    • Período da fatura = Fevereiro de 2023:

a) Suponhamos que em Fevereiro (no mês seguinte) seu Sistema Solar gerou o suficiente para seu autoconsumo  e ainda injetou o excedente de 450 kWh na rede da Concessionaria;

b) Dessa vez, você precisou consumir da rede 550 kWh para suprir toda a sua necessidade de energia no período (Fevereiro de 2023).

c) Logo, fazendo de novo uma continha rápida, faltaram 100 kWh de energia para igualar o que você puxou da rede:

450 kWh (injetado)  –  550 kWh (consumidos)= -100 kWh  (Faltou).

d) Lembra do período (Janeiro 2023) onde sobrou 100 kWh de excedente? Pois é, essa sobra se transformou em créditos, já que não foram compensados em janeiro.

e) Então,  é justamente esse crédito que será resgatado, ou seja, compensado para igualar seu consumo no período de Fevereiro de 2023 onde houve falta de excedente, vamos a nossa continha:

450 kWh (injet.) – 550 kWh (cons.)= 100 kWh + 100 kWh = 0 kwh

Trocando em Miúdos!

Concluindo o assunto!!!

– Viu como a compensação de créditos ou do excedente da energia solar  zerou o consumo da fatura do exemplo? Perceba que eu falei “zerar consumo” e não zerar o preço da fatura!

– Você ainda pagará algumas taxas e impostos, mas no final ainda terá conseguido economizar em dinheiro até 90% da sua conta, muito bom não é mesmo?

– Essa porcentagem de economia é variável de acordo com as condições climáticas, da qualidade dos equipamentos, do dimensionamento do sistema, da instalação e, principalmente, da empresa contratada, fique esperto.

– Espero ter sido útil com essas informações, agora você poderá tomar decisões  mais consciente ao investir em energia solar. Não hesite em buscar o suporte de empresas e profissionais qualificados e experientes sempre que precisar.

—————————————————————————————————

VENHA ECONOMIZAR TODO DIA VOCÊ TAMBÉM.Lestsol Energia Solar é uma empresa qualificada para executar seu projeto, cuidamos de  todas as etapas do processo para você, entre em contato conosco e solicite seu orçamento ou venha tomar um café com a gente. Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *