mulher-explicando-como-funciona-a-energia-solar

Como Funciona a Energia Solar.

 As opiniões expressas aqui no MASTIGANDO O ASSUNTO, são de minha responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião da Lestsol Energia Solar, empresa da qual sou colaborador. Optei por usar uma linguagem simples e informal para facilitar a compreensão do leitor

Neste artigo vamos explicar, de um jeito simples, como a energia solar funciona e como ela pode ser aproveitada em residências, empresas, indústrias e na zona rural. Vamos ver o que temos para hoje?… Boa leitura!

TÁ NA HORA DE MASTIGAR O ASSUNTO...

1. O que é “Energia Solar”?

A energia solar é uma forma de gerar energia para o consumo de residências, empresas, indústrias, zona Rural etc. As placas solares são as responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica. Essa energia pode ser consumida no momento da Geração e  a sobra, se houver, fica guardada na rede elétrica da concessionaria, ou armazenada em baterias conforme a necessidade.

2. Como funciona a energia solar?

A geração de energia solar acontece quando a luz do sol é captada pelas células fotovoltaicas das placas solares. Essas células transformam a luz solar em eletricidade, graças ao chamado “efeito fotovoltaico”.

A eletricidade gerada é chamada de corrente contínua (CC), que é direcionada para um inversor solar. O inversor solar é responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada (CA), que é a energia elétrica utilizada pelas residências, empresas e indústrias.

3. As principais vantagens da energia solar:

  • Não gera poluição ou emissão de gases;
  • É fácil adicionar ou remover módulos de acordo com a demanda de energia;
  • Não causa impacto ambiental; 
  • É uma fonte de energia inesgotável; e abundante;
  • Valoriza o imóvel ou propriedade em média 10%;
  • Economia gerada na conta de luz;
  • Baixa Manutenção;
  • Retorno garantido a médio prazo do Investimento etc.

4. Os tipos mais comuns de utilização da energia solar são:

Existem, principalmente, quatro tipos de instalações fotovoltaicas, que são diferenciadas com base em sua conexão com a rede elétrica.

  1. CONECTADA À REDE- ON-GRID: Toda a energia produzida é direcionada ao consumo instantâneo, ou seja, a energia gerada e consumida ao mesmo tempo, e se houver sobras, ( energia gerada a mais e que você não consumiu) é jogado na rede para consumo posterior e fica armazenado como crédito por até 5 anos.
  2. ISOLADA DA REDE- OFF-GRID: instalação fotovoltaica utilizada para autoconsumo, e nesse caso, precisa de Baterias para armazenar a energia produzida.
  3. SISTEMA HÍBRIDO: é aquele que combina a energia solar fotovoltaica com outra fonte de energia, geralmente uma fonte de energia convencional. Por exemplo, um sistema híbrido pode incluir painéis solares e geradores a diesel ou a gás natural.
  4. SISTEMA GRID ZERO: é um sistema projetado para não exportar energia para a rede elétrica convencional. Ou seja, é um sistema que foi pensado no consumo instantâneo, não enviando excedentes da geração para a rede elétrica.
Exemplo de Uso:

ON-GRID: Para os Sistemas conectados diretamente na rede, a lista de opções é variável e as possibilidades de seu uso também, entretanto, sua instalação é mais comum em residências, pequenos e grandes comércios, igrejas, indústrias, postos de gasolina, além das fazendas solares ( Fazenda solar é um sistema fotovoltaico instalado em um terreno, geralmente de médio a grande porte)

OFF-GRID Sistemas fotovoltaicos isoladas da rede, embora possa ser usado em qualquer lugar é mais comum sua utilização em locais remotos, na iluminação pública e na zona rural. Sua utilidade é ampla na irrigação de lavouras, estações retransmissoras de telecomunicações, bombeamento de água para consumo humano, consumo de água de animais, etc.!

SISTEMAS HÍBRIDOS:  O sistema pode ser configurado para utilizar a energia solar gerada durante o dia, e durante a noite, utilizar a energia proveniente da rede elétrica. O sistema ainda pode contar com baterias para armazenar energia solar do excedente gerado ao dia para usá-la quando a produção solar for menor, em dias nublados ou para o consumo da noite.

5. Posso eu mesmo instalar um sistema de energia solar em minha casa?

– Um sistema de energia solar, é na sua essência, UM PROJETO DE ENGENHARIA que precisa seguir normas especificas, e precisa esta legalizado perante a Distribuidora de energia e dos órgão reguladores do setor elétrico.

Para instalar um sistema de energia solar, é altamente recomendado contratar uma empresa especializada em energia solar, pois será necessário dimensionar o projeto, adquirir os equipamentos corretos, executar a instalação, bem como a homologação do sistema e outras coisinhas a mais…

Portanto, a menos que você seja um engenheiro em eletricidade, e que tenha disposição e habilidade para isso, não recomendamos você se aventurar nessa empreitada, lembre-se, seu projeto precisa estar legalizado! Nesse artigo tem mais informação sobre o assunto.

Trocando em Miúdos…

– O investimento em Energia Solar, a princípio, pode parecer um tanto quanto caro, no entanto, vai gerar muita economia e para seu bolso.

– A energia solar é uma opção confiável e de baixa manutenção, produz energia limpa e renovável por muitos anos. Além disso, a energia solar é uma fonte de energia inesgotável, já que o sol é uma fonte de energia abundante e disponível em todo o mundo.

–  Espero ter ajudado com essas informações, agora você poderá tomar decisões mais conscientes . Não hesite em buscar o suporte de empresas e profissionais qualificados e experientes sempre que  precisar. Até a próxima!

 

ECONOMIZE TODO DIA VOCÊ TAMBÉM, INVISTA EM ENERGIA SOLAR.

Foto Lestsol-alegria ao adquirir energia solar

A LESTSOL ENERGIA SOLAR está preparada para simplificar e agilizar todas as etapas do projeto. Nós cuidamos de tudo para você! Solicite seu orçamento sem compromisso ou agende um encontro conosco hoje mesmo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *